III Congresso Brasileiro de Mulheres na Polícia

Ocorreu entre os dias 27 e 28 de agosto, em João Pessoa/PB o III Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia, onde tivemos como representante do SINPOF/CE, e do Movimento das Mulheres Policiais do Brasil, nossa Vice-Presidente Nara Lúcia Cavalcante Coutinho.

Como as mulheres se inserem na lógica das estruturas de segurança pública? E como as diversas forças de segurança acolhem e interagem com a presença da mulher? Essas e muitas outras questões estarão em debate no III Congresso Brasileiro de Mulheres na Polícia. A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) apoia o evento, que será realizado entre os dias 27 e 28 de agosto em João Pessoa na Paraíba. Por conta da pandemia, será possível participar de forma presencial ou virtual.

O presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, destaca a importância do evento e diz que a entidade sempre foi parceira da maior participação de mulheres, tanto na corporação quanto nas representações sindicais. “O Congresso sela parceria importante no momento em que estamos implementando a Diretoria da Mulher em nossa estrutura”, enfatiza.

Entre as palestrantes, se destacam três policiais federais. A presidente do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (Sinpf-SP), Susanna do Val Moore, a escrivã Cláudia Horchel e a agente Daniela de Almeida. As três têm larga vivência como profissionais de segurança pública. Estão na Polícia Federal há tempo mais que suficiente para conhecer a realidade e os problemas de ser profissional, líder e mulher. Tudo ao mesmo tempo.