A identidade de ser um Policial Federal.

O Policial Federal é mais que uma coletânea de valores econômicos: salários e diárias. Outrossim, está acima de conceitos e ideologias políticas e/ou partidárias. O Policial Federal é sim um produto das suas próprias escolhas; dentre as quais, a mais importante é o patriotismo. Um Policial Federal que não leva, cravado no próprio peito, a insígnia da instituição, do patriotismo e da Bandeira Nacional do Brasil 🇧🇷 , é, em última análise, um deslocado perante os seus colegas de profissão e da honrosa missão de defender e proteger a sociedade brasileira.

Todas as ações e atitudes do Policial Federal, devem seguir um sistema de formas, normas e condutas que fortaleçam todo o organismo da força policial. A sua característica essencial é constituída pelo carácter da necessidade, no sentido de que nada pode ser alterado ou desvirtuado dos preceitos constitucionais, tudo deve permanecer como é e determina a lei. O Policial Federal é coerente, não suporta nem tolera o ato criminoso, independente de quem seja o delinquente ou o infrator.

Há aqueles atraídos para exercer o ofício e ser um Policial Federal, alinhados, precipuamente, com o interesse de angariar vantagens econômicas e/ou ter uma estabilidade de emprego. Mas, pela falta de vocação profissional, logo são cooptados por outros interesses. Esquecem dos valores e deveres da função pública que exercem e passam a duvidar, a questionarem os atos e ações de cumprimento dos mandados judiciais. Confundindo as suas funções com os seus posicionamentos políticos-partidários.

Talvani Lima